8 de Abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer

Todo o ano, no dia 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer.  A iniciativa foi criada pela União Internacional de Controlo do Câncer (UICC) com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de líderes políticos e sociedade em geral para o crescimento dos índices da doença, que, de acordo com o IBGE, vem crescendo continuamente nas últimas duas décadas.

O câncer não é uma doença só. É um conjunto de mais de 100 doenças que são caracterizadas pelo crescimento desordenado das células, que se dividem rapidamente, invadindo tecidos e órgãos, formando os tumores. Suas causas são variadas, desde fatores internos, na maioria das vezes geneticamente predeterminados, e fatores externos, incluindo aqui o tabagismo, alguns vírus, hábitos alimentares, entre outros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, de 80% a 90% de todos os casos da doença estão associados a fatores externos.

A data tem importância fundamental, pois funciona como uma campanha de utilidade pública que busca evitar milhões de mortes por ano por meio do aumento da conscientização e da educação sobre a doença, além da pressão sobre governos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

A informação é um poderoso instrumento contra o câncer. O diagnóstico precoce e a prevenção são fundamentais para a redução de casos. Diante disso, a melhor forma de se prevenir do câncer é:

– não fumar;

– ter uma alimentação saudável com maior consumo de frutas, verduras, legumes e cereais;

– diminuir o consumo de alimentos gordurosos;

– evitar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;

– praticar atividades físicas regularmente;

– evitar a exposição prolongada ao sol;

– e fazer exames regulares, pois isso ajuda na detecção precoce de um eventual câncer.

O Brasil conta com importantes instituições que trabalham diariamente no combate ao câncer. O Doar Fácil, aplicativo de captação de recursos, tem parceria com muitas delas, como:

– GRAACC

– Instituto Ronald McDonald

– Hospital Varela Santiago

– Fundação Amaral Carvalho

– Casa Ronald Rio de Janeiro

– GAC-Pernambuco

– Grendacc – Jundiaí

– Instituto do Câncer Infantil

Entre no aplicativo do Doar Fácil e conheça o trabalho dessas instituições. Se puder, faça mais! Selecione uma delas, faça seu cadastro e contribua com uma doação. Se preferir, baixe o aplicativo da instituição que você quer ajudar. Entre na loja Android ou IOS do seu celular, digite o nome da instituição, faça o download do aplicativo, cadastre-se e doe!

Para baixar o Doar Fácil, acesse: https://www.doarfacil.com.br/

Fontes:

Brasil Escola – https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-de-combate-cancer.htm

Apetit – http://www.apetit.com.br/noticia/08-de-abril–dia-mundial-de-combate-ao-cancer.html

Instituto Nacional de Câncer (INCA)- https://www.inca.gov.br/noticias/uniao-internacional-para-o-controle-do-cancer-convoca-para-mobilizacao-pelo-controle-da