Como Captar Recursos Online – 10 Dicas

Se você trabalha no terceiro setor conhece muito bem as dificuldades de captar recursos para a sua organização. Nesse contexto, o universo da internet é um grande aliado e explorá-lo tornou-se uma necessidade para atrair novos doadores. Captar recursos online, nos dias de hoje, é fundamental e pode alavancar muito a entrada de doações para a sua instituição.

Como Captar Recursos Online

Captar recursos online exige organização. Um bom planejamento é determinante. Mas, ao contrário do que possa parecer, é bastante simples.

Mesmo que sua organização já tenha bastante sucesso na captação de recursos tradicional, off-line, cabe ressaltar que ao captar recursos online a arrecadação acontece 24 horas por dia, 7 dias da semana. Além disso, o universo online é composto por aproximadamente 5,22 bilhões de pessoas no mundo; no Brasil são 143,5 milhões. Ou seja, captar recursos online é imperativo, já que esse expediente te permite um trabalho ininterrupto e que pode te trazer doações geograficamente inimagináveis. Se, com a captação tradicional sua abrangência se restringe a sua cidade ou estado, a captação de recursos online rompe barreiras geográficas e possibilita a atração de doadores de qualquer localidade.

Então, vamos às dicas:

Dica #1 – Invista na presença digital

Seja presente em todas as redes sociais. Mostre o trabalho da sua instituição, o dia a dia, os casos de sucesso. Aposte na transparência, publicando nas redes todas as prestações de contas. Se possível, promova as principais publicações.

Uma boa presença digital atrairá muitos seguidores que, com o tempo, podem tornar-se doadores e promotores da sua instituição.

Dica #2 – Tenha um bom site

As redes sociais garantem uma boa visibilidade para a sua instituição no universo online, mas um bom site é fundamental. O site é o seu endereço fixo na rede. Quem tem interesse em doar para a sua causa, provavelmente visitará seu site em busca de mais informações. Um site claro e bem desenhado transmite a segurança necessária para que o futuro doador tome sua decisão e passe a colaborar.

Dica #3 – Tenha um site orientado para doação

Você já sabe a importância que um bom site tem, certo?! Inclua no site, na página principal e preferencialmente na parte superior do site, o Botão Doar. Esse atalho, colocado de forma clara e objetiva aos olhos do futuro doador, elimina barreiras e favorece a tomada de decisão de quem navega no seu site.

Ao clicar no Botão Doar, o usuário é direcionado para uma página específica para realizar a contribuição. Esse mecanismo simples garante uma boa quantidade de doações!

Dica #4 – Ofereça diversas formas de pagamento

Cada doador tem a sua maneira de contribuir. Alguns preferem o boleto, outros o cartão de crédito. Recentemente o Banco Central lançou o PIX. Esteja pronto para deixar o doador escolher a forma com que ele deseja contribuir. Por isso, é fundamental oferecer múltiplas possibilidades para o doador.

Dica #5 – Trabalhe para conquistar a doação recorrente

Uns chamam de doação recorrente, outros de doação mensal. Garantir um alto fluxo de doações recorrentes garante previsibilidade. É possível prever de forma bastante segura o valor mínimo que entrará na conta da sua instituição mensalmente quando se tem uma carteira de doadores que contribuem de forma permanente. Isso contribui muito para que os gestores da instituição tomem decisões financeiras e estabeleçam as metas para o crescimento da organização.

Uma boa plataforma de arrecadação de recursos ajuda muito a organizar sua carteira de doadores mensais.

Dica #6 – Tenha uma Identidade Visual adequada para ambiente virtual

Um bom designer resolverá isso facilmente. Ele saberá estabelecer uma identidade visual única, com cores, fontes e elementos que compõe a marca da sua instituição. Essa identidade visual acompanhará o site, e-mails e cada peça divulgada nas diferentes redes sociais.

Essa unidade facilitará a comunicação com seu público.

Dica #7 – Dê atenção para o mobile

Hoje, todo o mundo tem um smartphone. Mais que isso! Muita gente acessa a internet apenas pelo smartphone. Sua instituição não pode ignorar esse público. Por isso, é fundamental que a identidade visual da sua marca e seu site sejam responsivos. Isso significa que eles têm que ser diagramados para uma boa leitura nos desktops e em smartphones.

Dica #8 – Use páginas de captação de recurso

Conhecidas também com landing pages de doação ou páginas de doação, são páginas com identidade visual e conteúdo personalizado para a rápida captura de doadores. Ela pode ser usada para promover uma campanha específica ou mesmo estar vinculada ao Botão Doar do seu site. O importante é saber espalhar as páginas de doação pela rede a fim de atrair uma grande quantidade de doadores.

Com poucos elementos visuais, é capaz de atrair e levar o usuário à doação. Um pequeno formulário colhe importantes dados do doador para a instituição. Uma boa página oferece, também, múltiplas formas de pagamento e a possibilidade de recorrência. Tudo é construído para que a doação aconteça de forma rápida, num só ambiente.

Dica #9 – Tenha um CRM

O CRM – Customer Relationship Management – é um sistema que ajuda a gerenciar a relação com os doadores. Ele integra todas as informações referentes à sua área de captação de recursos num ambiente digital único. Com o CRM você controlará todo o histórico de doações e a relação com cada doador. Contar com um bom CRM ajudará muito na sua organização e planejamento para que as metas de arrecadação de recursos sejam atingidas.

Dica #Especial – Conheça o Doar Fácil

O Doar Fácil é uma plataforma de captação de recursos online completa. A instituição que usa nossa plataforma conta com um CRM que facilita muito a gestão de doações online de pessoas físicas. Com o CRM a instituição tem total acesso a todos os relatórios, e dados do cadastro de cada pessoa, com registro de todas as interações com ela.

As doações online são realizadas pela plataforma Doar Fácil. Cada instituição parceira tem o seu próprio aplicativo (IOS e Android). Com isso, quem faz download com o objetivo de colaborar, pode optar por doações únicas ou mensais, e pode pagar através do cartão de crédito ou boleto. Toda a interação do doador com o aplicativo acontece num ambiente da instituição, já que o aplicativo é personalizado com sua identidade visual, o que confere ao usuário a confiança de que está lidando com sua ONG de coração. Caso a pessoa não queria baixar o aplicativo, ela pode fazer exatamente o mesmo processo pela página web.

Além disso, o Doar Fácil oferece Páginas de Doações, que podem ser integradas ao site da instituição, junto ao botão Doar. As Páginas de Doações podem ser usadas para campanhas específicas de captação de recursos. São totalmente editáveis, o que permite que imagens, cores, texto e valores solicitados sejam inseridos pelo próprio captador de recursos da instituição.

Quem tem base de doadores de pessoa física no modelo tradicional e pretende migrar para a gestão digital, pode fazer isso através do Doar Fácil de forma muito tranquila.

O Doar Fácil tem outras vantagens muito interessantes, como a possibilidade de criar sorteios e divulgar parcerias.

Para saber mais, acesse www.doarfacil.com.br e entre em contato com a gente!

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