CONHEÇA O GAC-PERNAMBUCO

Saiba mais sobre o GAC-PE, Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco

Conheça o GAC Pernambuco

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos com 23 anos de atuação na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Atualmente, o GAC-PE assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Todos realizam tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Todas as ações do GAC-PE são realizadas a partir do trabalho de dezenas de voluntários, de parcerias e do investimento das doações permanentes feitas à instituição. As contribuições podem ser financeiras ou em forma de produtos e serviços. A instituição também arrecada recursos através da promoção de eventos, da venda de seus produtos institucionais e da revenda de roupas e equipamentos doados que são comercializados em bazares internos.

História do GAC-Pernambuco

É impossível falar sobre a criação do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE) sem citar a sua mentora, a médica oncologista pediatra, fundadora do serviço de OncoHematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) e atual presidente da instituição, Dra. Vera Morais. São duas histórias que se encontram e, fundidas, dão origem à trajetória de uma das organizações sociais mais respeitadas no Estado de Pernambuco.

Em 1979, Dra. Vera Morais chega ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) com uma grande missão: fundar o serviço de OncoHematologia Pediátrica, local onde hoje o GAC-PE desenvolve as suas atividades e consolida a sua atuação. Os desafios foram inúmeros. Em virtude do crescimento do serviço, leia-se maior recebimento de pacientes, o espaço, aos poucos, tornou-se indigno para o tratamento de crianças, adolescentes e jovens com câncer. Existia muito amor e dedicação, porém, só isso não bastava para ofertar o melhor para os pacientes e suas famílias.

Mobilizados pelo sentimento de amor e humanização predominante, profissionais de saúde, pais de pacientes, estudantes e funcionários da Universidade de Pernambuco (UPE) se sensibilizaram com a situação, e voluntariamente, realizavam diversas ações com o intuito de amenizar o sofrimento e as circunstâncias do tratamento ofertado naquele local.

Dessa maneira, em março de 1997, surge o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), organização da sociedade civil sem fins lucrativos e/ou econômicos, criada com o objetivo de garantir uma assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer atendidos pelo Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

O GAC-PE é uma instituição afiliada a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e reconhecida como de Utilidade Pública Federal (Port. 3.101/2009), Estadual (Port. 12.533/2004) e Municipal (Port. 16.753/2002), inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e no Conselho Municipal de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.

Atendimento

Atualmente, a instituição assiste, por dia, uma média de 70 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento. Além das ações com foco na assistência social, desenvolve projetos específicos de prevenção e humanização do tratamento.

Destinação de Valores

Toda doação recebida pelo GAC-PE, seja dinheiro ou produtos, é revertida para o atendimento à criança, adolescente e jovem com câncer, seja de forma direta (medicamentos, alimentos, higiene, fraldas, exames, desenvolvimento de projeto) ou de forma indireta (refeições para os acompanhantes, cestas básicas, manutenção do prédio, manutenção da equipe de trabalho, manutenção de projeto de geração de renda etc.).

Doar Fácil e GAC-PE

O GAC-PE é parceiro do Doar Fácil. Quer ajudar o GAC? Entre na loja virtual do seu celular, digite GAC-PE, baixe o aplicativo da instituição, cadastre-se e faça a sua contribuição! Você pode fazer uma doação única ou ser um doador recorrente. Pode optar pela colaboração por boleto bancário ou cartão de crédito.

Se você não quiser baixar o aplicativo no seu celular, você pode acessar o site https://gac-pe.doarfacil.com.br/admin/ e fazer o mesmo procedimento.

Para saber mais sobre o GAC-PE, acesse o site da instituição: http://www.gac.org.br/
O texto deste blog foi elaborado com base nas informações do site do GAC-PE.