Conheça o Hospital Sobrapar

Hospital promove tratamento e reabilitação pacientes com anomalias craniofaciais congênitas ou adquiridas

O Hospital SOBRAPAR – Crânio e Face é uma instituição privada, de natureza filantrópica e de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, localizada em Campinas/SP. Desde 1979, promove o tratamento e a reabilitação de pacientes com anomalias craniofaciais congênitas ou adquiridas, resultantes de traumas, tumores e queimaduras. Atua na área de assistência à saúde nas especialidades de cirurgia plástica reconstrutora e cirurgia crânio-maxilo-facial, nas áreas interdisciplinares e em ensino e pesquisa.

O Hospital Sobrapar atende pacientes, usuários do SUS – Sistema Único de Saúde, de todo o Brasil, com deformidades craniofaciais congênitas ou adquiridas, resultantes de traumas, tumores ou outras condições, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O hospital conta com uma estrutura de 19 leitos, centro cirúrgico com 3 salas, UTI com 2 leitos, recuperação pós-anestésica com 5 leitos, farmácia, central de materiais, esterilização e expurgo, ambulatórios com 9 salas, ortodontia e odontologia, exames de audiometria e nasofaringoscopia, estúdio fotográfico, brinquedoteca, sala de videoconferência.

Os tratamentos são realizados por uma equipe interdisciplinar, que adota uma postura ética e humanizada, com o objetivo de reabilitar o paciente para sua inserção na sociedade como um cidadão ativo e participativo.

Tipos de tratamentos realizados

– Fissura lábio palatina (lábio leporino) e fissura rara de face

– Fibrodisplasia óssea temporal

– Cranioestenose sindrômica (Síndromes de Crouzon, Apert, Pfeifer, Treacher Collins, Saethre Chotzen)

– Cranioestenose não sindrômica

– Traumas de face (sequelas de acidentes etc)

– Microtia (reconstrução de orelha)

– Querubismo

– Sequelas de tumor de pele e tumor ósseo

– Micrognatia (mandíbula subdimensionada)

– Sindactilia (reconstrução dos dedos da mão e dos pés)

– Sequelas de queimaduras

Atuação

O atendimento do Hospital Sobrapar às pessoas com anomalias de crânio e de face é realizado por uma equipe multidisciplinar composta de cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, psicólogos, assistentes sociais, ortodontistas, neurocirurgião, ortopedista, fisioterapeutas, geneticistas, anestesistas, intensivistas e enfermeiras.

O Sobrapar promove 3 frentes de trabalho

Assistência – Atendimento médico e interdisciplinar à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, portadora de anomalias de crânio e face, com a finalidade de prevenir, detectar e prestar atendimento precoce para garantir reabilitação e integração na sociedade.

Ensino – Formação de profissionais nas áreas de cirurgia plástica, ortodontia, fonoaudiologia, psicologia e demais especialidades envolvidas na reabilitação craniofacial. Incentivo e orientação à formação de novos núcleos de assistência no país.

Pesquisa – Investigação de novos métodos para prevenção, diagnóstico e tratamento relacionados à cirurgia plástica reparadora e às áreas interdisciplinares.

Doar Fácil e Hospital Sobrapar

Doar Fácil é a plataforma de captação de recursos parceira do Sobrapar. O aplicativo Sobrapar foi desenvolvido pelo Doar Fácil em parceria com o Hospital para facilitar as doações online da instituição. Quer ajudar o Sobrapar? Entre na loja virtual do seu celular, digite Sobrapar, baixe o aplicativo de doações da instituição, cadastre-se e faça a sua contribuição! Você pode fazer uma doação única ou ser um doador recorrente. Pode optar pela colaboração por boleto bancário ou cartão de crédito.

Se você não quiser baixar o aplicativo no seu celular, você pode acessar o site https://sobrapar.doarfacil.com.br/admine fazer o mesmo procedimento.

Para saber mais sobre o Hospital Sobrapar, acesse o site da instituição: https://sobrapar.org.br/
O texto deste blog foi elaborado com base em informações do site do Hospital Sobrapar.