DOAR FÁCIL – PLATAFORMA DE DOAÇÃO LANÇA NOVA FUNCIONALIDADE

Hoje este blog dedica-se a apresentar uma das funcionalidades do Doar Fácil, a seção Sorteios.

Ferramenta Sorteio Doar Facil

Quem conhece o dia a dia das instituições do terceiro setor sabe como é importante ter um bom departamento de captação de recursos, afinal, sem a contribuição oriunda da sociedade a atividade dessas instituições não se sustenta. São as ações coordenadas pela área de captação de recursos que fazem as contribuições chegarem até a entidade.

Nesse sentido, boas práticas e uma boa dose de criatividade são pré-requisito para o sucesso da arrecadação de recursos. É preciso muito empenho e um pacote de ideias para atrair o contribuinte e conseguir um valor significativo de doações.

Diversas ações, entretanto, repetem-se no cotidiano das instituições por mostrarem-se bastante efetivas. Uma das iniciativas amplamente praticada é o sorteio, quase sempre chamado de sorteio solidário ou beneficente.

A estrutura de um sorteio solidário é simples. Produtos e/ou serviços doados por empresas, celebridades ou qualquer outro parceiro da entidade transformam-se em prêmios que podem ser sorteados. A entidade elabora um regulamento, disponibiliza uma quantidade determinada de cupons numerados sequencialmente e os vende junto ao seu público. Algumas pessoas são atraídas pelos prêmios e outras, mais fieis à instituição, aderem pela causa. Por fim, numa data preestabelecida, realiza-se o sorteio e premiam-se as pessoas que adquiriram os cupons contemplados. O sucesso da ação fica por conta da quantidade de cupons vendidos, subtraindo-se os custos da operação.

Em alguns casos, como quando o prêmio principal é um veículo ou um bem de maior valor, por exemplo, os sorteios devem seguir a legislação determinada pela Loteria Federal. Cabe à entidade fazer o meio campo com o órgão responsável para que o sorteio esteja nos conformes.

O fato é que essa ação é uma boa maneira de arrecadação de recursos. Mas também é fato que essa operação é bastante trabalhosa, principalmente a comercialização dos cupons. Vender mil tíquetes ou mais é uma tarefa árdua, que exige um grande esforço e muitas vezes se faz necessário envolver uma grande rede de colaboradores voluntários para que a ação tenha sucesso.

Pois bem, finalmente entraremos no assunto deste post. Recentemente o Doar Fácil, aplicativo de captação de recursos para entidades filantrópicas, lançou uma seção onde a entidade pode cadastrar seu próprio sorteio e se valer das vantagens do universo digital para comunicar a ação e comercializar os tíquetes. É uma ferramenta extremamente simples e que vai transformar a forma de ser fazer sorteios!

QUEM PODE CADASTRAR UM SORTEIO?

Primeiro é importante ressaltar que para lançar um Sorteio, a entidade precisa estar cadastrada ao Doar Fácil. E o que é Doar Fácil? É uma startup que atua na área de captação de recursos para instituições filantrópicas. Através da tecnologia em conjunto com estratégias de marketing digital o Doar Fácil conecta as ONGs parceiras a quem quer doar, oferecendo uma mudança no mundo da doação.

As entidades parceiras do Doar Fácil têm seu próprio aplicativo, personalizado com a cara da sua instituição. Para as pessoas que não gostam de baixar aplicativos, é possível doar através da plataforma web, que também é personalizada para a entidade parceira.

É na área administrativa do aplicativo da instituição que o gestor pode acessar a seção Sorteios.

COMO CADASTRAR UM SORTEIO?

Para cadastrar um Sorteio, o gestor precisa apenas acessar a área administrativa da sua plataforma Doar Fácil, e:

– escolher um nome para o sorteio

– fazer um breve descritivo

– acrescentar um banner ilustrativo

– cadastrar a quantidade de cupons que serão comercializados

– determinar o valor da troca para aquisição do tíquete.

Pronto! A partir daí todo o processo, incluindo a comunicação do sorteio e a venda de tiquetes é digital!

VANTAGENS DO SORTEIO DIGITAL DO DOAR FÁCIL

Você já viu como é fácil lançar um sorteio pela plataforma Doar Fácil. Veja outras vantagens que esse modelo oferece…

– ao criar a ação, imediatamente e sem custo, todos os cadastrados na plataforma podem receber por e-mail, push notification e novidade (ferramenta de divulgação de notícias do Doar Fácil), informações sobre o Sorteio, agilizando muito o processo de promoção da iniciativa.

– todos os cadastrado na plataforma são potenciais promotores da ação, e podem divulgar o sorteio e convidar novos amigos para o app facilmente, com poucos cliques.

– divulgações do sorteio em redes sociais podem encaminhar diretamente para o App. Ao clicar no anúncio, a pessoa é direcionada para a loja virtual IOS ou Android, faz o download e já pode participar do sorteio.

– a comercialização dos cupons ocorre através da plataforma Doar Fácil, sem a necessidade de impressão de tíquetes. O Doador faz o resgate do seu cupom através do aplicativo e recebe o bilhete numerado por e-mail.

– ao final do sorteio o sistema identifica os cupons sorteados e os nomes dos ganhadores.

Simples né! Se você trabalha numa entidade e quer saber mais sobre o Doar Fácil, entre em contato com a gente!

QUEM JÁ TEM O DOAR FÁCIL

Veja aqui as instituições parceiras:

– GRAACC

– Instituto Ronald McDonald

– Hospital Varela Santiago

– Fundação Amaral Carvalho

– Casa Ronald Rio de Janeiro

– GAC-Pernambuco

– Grendacc – Jundiaí

– Instituto do Câncer Infantil

– Hospital Sobrapar

Para saber mais sobre o Doar Fácil, acesse: https://www.doarfacil.com.br/