DOAR FÁCIL – PLATAFORMA DE DOAÇÃO PERMITE PROMOVER AÇÃO CONJUNTA COM PARCEIRO DA INSTITUIÇÃO

A seção Parceiros é mais uma funcionalidade do Doar Fácil.

Toda instituição que busca com ajuda da sociedade arrecadar recursos financeiros para fechar as contas mensais, tem um ou mais parceiros oriundos do setor empresarial. Empresas de pequeno, médio e grande porte têm interesse em atrelar suas marcas a organizações do terceiro setor que batalham em prol de causas nobres. É uma simbiose: ações bem sucedidas geram arrecadação de recursos para as instituições e emprestam às empresas envolvidas acréscimo de valor para as marcas.

Do ponto de vista das empresas, essas ações são muito relevantes. Cada dia mais, clientes buscam comprar produtos e serviços de empresas preocupadas com o meio ambiente e com a sociedade. Isso é uma excelente oportunidade para o terceiro setor. As ações entre empresas e instituições sem fins lucrativos recebem o nome de Marketing para Causas Sociais.

São vários os exemplos de alianças de sucesso.

Algumas atividades que envolvem essas parcerias são relativamente simples, como no caso em que a empresa apenas patrocina uma iniciativa de determinada instituição. Podemos aqui citar o caso da longa e bem sucedida relação entre o Projeto Tamar com a Petrobrás. A Petrobrás efetiva o patrocínio e o Projeto Tamar realiza a atividade que considera adequada para proteger as tartarugas marinhas. São 38 anos juntos! É tanto tempo que se você for perguntado sobre uma empresa que está ligada à proteção de tartarugas marinhas muito provavelmente lembrará da Petrobrás.

Outras atividades são muito complexas. Veja o caso do McDia Feliz! O que aos olhos do consumidor resume-se a apenas um dia, a data em que o valor arrecadado com a venda dos lanches Big Mc é destinado para instituições que lutam contra o câncer infantil, é na verdade um trabalho imenso, que envolve diversas instituições filantrópicas, restaurantes, voluntários, gestores, e um gigantesco trabalho de vendas antecipadas de tíquetes que valem um lanche.

Muitas ações repercutem bem menos e não viram casos de sucesso, mas são muito importantes para as duas pontas da causa. Parcerias entre entidades e o comércio local, como uma farmácia ou supermercado, podem trazer bons resultados para a empresa e a instituição, por exemplo.

A criatividade, talento e responsabilidade são requisitos básicos para que todos os envolvidos obtenham o benefício esperado. É preciso definir exatamente o que cabe a cada parceiro e como se dará a ação na prática. Saber promover a ação e colocá-la frente a frente com o público consumidor é fundamental para que a iniciativa surta os efeitos esperados.

É aqui que entra a ferramenta do Doar Fácil. Qualquer instituição que faça uso da nossa plataforma pode cadastrar um parceiro dentro do seu aplicativo. Com isso, a parceria é promovida dentro do app e torna-se realidade ante os olhos de todos os cadastrados no app imediatamente. É possível criar uma régua de relacionamento com o usuário da plataforma para potencializar a comunicação, enviado notícias específicas através de Push Notification ou e-mails.

 A seção Parceria tem lugar privilegiado no layout do app e na sua versão web. Todo usuário, ao acessar o aplicativo, vê logo na página inicial um banner da iniciativa. Esse banner é editável e pode remeter à marca do parceiro ou ser uma arte criada exclusivamente para promoção dessa campanha. O banner é clicável, e o destino é também editável: você escolhe a URL.

Caso a iniciativa que envolve a empresa e a instituição gere descontos ou prêmios para um determinado público, a seção Parcerias também pode facilitar a vida dos gestores da ação. Os pontos que o usuário junta ao doar na plataforma podem ser trocados por benefícios, como cupons de descontos ou prêmios.

A ferramenta é bastante flexível e é um excelente suporte para uma boa campanha de Marketing para Causas Sociais.

QUEM PODE USAR A FERRAMENTA?

Primeiro é importante ressaltar que para lançar uma Parceria, a entidade precisa estar cadastrada ao Doar Fácil. E o que é Doar Fácil? É uma startup que atua na área de captação de recursos para instituições filantrópicas. Através da tecnologia em conjunto com estratégias de marketing digital o Doar Fácil conecta as ONGs parceiras a quem quer doar, oferecendo uma mudança no mundo da doação.

As entidades parceiras do Doar Fácil têm seu próprio aplicativo, personalizado com a cara da sua instituição. Para as pessoas que não gostam de baixar aplicativos, é possível doar através da plataforma web, que também é personalizada para a entidade parceira.

É na área administrativa do aplicativo da instituição que o gestor pode acessar a seção Parceiros.

COMO CADASTRAR UM SORTEIO?

Para cadastrar um Parceiro, o gestor precisa apenas acessar a área administrativa da sua plataforma Doar Fácil, e:

– escolher um nome para a parceria.

– fazer um breve descritivo.

– acrescentar um banner ilustrativo e determinar uma URL de destino.

– fazer download da planilha para cadastrar cupons de desconto, caso seja o escopo da parceria. Depois é só fazer upload.

– determinar o valor para a troca para aquisição do cupom, se for o caso.

Para parcerias em que o objetivo é apenas promover a campanha ou a marca do parceiro, basta cadastrar o banner na plataforma. Para ações que gerem cupons de descontos, é necessário seguir o passo a passo completo.

Pronto! A partir daí todo o processo, incluindo a comunicação da parceria e a troca por cupons ou prêmios é digital!

EXEMPLO MC DIA FELIZ

Certamente você conhece o McDia Feliz. Pois é! Muitas das instituições que usam o Doar Fácil são beneficiadas por essa ação de marketing para causas sociais. O Instituto Ronald McDonald, inclusive, gestora a iniciativa, é parceira do Doar Fácil.

Grande parte do sucesso do McDia Feliz está na venda de tíquetes antecipados do lanche Big Mc. As instituições que fazem parte da campanha passam meses vendendo os tíquetes, e isso envolve uma grande força de vendas, muitas vezes realizada por voluntários das instituições.

Algumas, como é o caso do GAC-PE, por exemplo, usam a seção Parceria da sua plataforma Doar Fácil como ferramenta de apoio na venda dos tíquetes do McDia Feliz. Doadores do app podem trocar seus pontos e resgatar o tíquete do seu Big Mc dentro do app do GAC-PE.

Legal né!

MAIS SOBRE O DOAR FÁCIL

A Doar Fácil, startup que atua na área de captação de recursos para instituições filantrópicas, une a tecnologia a um conjunto de estratégias de marketing digital para conectar as ONGs parceiras a quem quer doar, oferecendo uma mudança no mundo da doação.

Veja aqui as instituições parceiras:

– GRAACC

– Instituto Ronald McDonald

– Hospital Varela Santiago

– Fundação Amaral Carvalho

– Casa Ronald Rio de Janeiro

– GAC-Pernambuco

– Grendacc – Jundiaí

– Instituto do Câncer Infantil

– Hospital Sobrapar

Para saber mais sobre o Doar Fácil, acesse: https://www.doarfacil.com.br/