IDIS publica o Brasil Giving 2020 – Um Retrato das Doações no Brasil

O valioso estudo publicado anualmente traz informações indispensáveis sobre a cultura de doação no Brasil

Para as organizações da sociedade civil, entender o comportamento do brasileiro no que se refere à cultura de doação é um importante passo para se desenvolver uma boa estrutura para captação de recursos. E esse cenário está em constante mudança, mas já é possível ter um panorama com números precisos:

  • Cerca de quatro quintos (78%) das pessoas realizaram pelo menos uma atividade beneficente nos últimos 12 meses, com 67% tendo doado dinheiro.
  • As causas mais populares para doação continuam as mesmas dos anos anteriores: apoio às organizações religiosas (49%), apoio às crianças ou jovens (39%) e combate à pobreza (30%).  Essas também são as principais causas do voluntariado.
  • A prática do voluntariado permaneceu estável nos últimos três anos, sendo que a cada ano cerca de metade das pessoas informa ter se voluntariado nos últimos 12 meses.
  • O valor médio doado por ano é de R$617, significativamente acima de R$532 em 2018 e R$594 em 2017.
  • A doação em dinheiro continua sendo o método mais comum, utilizado por dois terços (65%) dos doadores, mas as doações online e com sistemas de pagamento ou tecnologia contactless estão aumentando.
  • Mais brasileiros concordam que as organizações sociais têm um impacto positivo na sociedade, em comparação com 2018. Nesta edição, cerca de oito em cada dez concordam que elas têm um impacto positivo.
  • Os brasileiros também acham que as empresas têm um papel importante a desempenhar nas comunidades: 86% concordam que as empresas brasileiras devem apoiar as comunidades locais e 83% acham que as empresas internacionais devem apoiar as comunidades em que atuam.

Os sete pontos destacados acima são as principais conclusões da análise apresentada no Brasil Giving 2020. Trata-se da terceira edição desse trabalho valioso que faz parte de uma serie internacional produzida pela Aliança Global da Charities Aid Foundation (CAF), que no país é representada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis).

O trabalho oferece uma visão geral do comportamento dos brasileiros no que diz respeito à doação, voluntariado e engajamento cívico. Foram feitas 1.000 entrevistas online entre 13 e 27 de agosto de 2019.

É, portanto, um estudo realizado antes da pandemia do Novo Coronavírus. Ainda assim, é possível levar a pesquisa em consideração para tomadas de decisões. O Estudo traz informações animadoras em relação aos números dos dois anos anteriores e mostra que o trabalho das organizações sociais vem sendo bem avaliado pelos brasileiros, e mostra também crescente interesse em colaborar através de doações, principalmente entre os mais jovens.

Doações Online

A doação online também vem mostrando aceitação maior de ano para ano. Com a necessidade de distanciamento físico imposto pela pandemia, apostar em plataformas para captação de recursos via web e aplicativos deve ser uma estratégia considerável.

De acordo com o estudo, doações online através de conta bancária ou cartão de crédito pularam de 16% em 2018 para 23% em 2019. Nesse mesmo período, doações via plataforma digital cresceram de 12% para 16%. Jovens demostram maior propensão para a doação online.

É no contexto da doação online que o Doar Fácil atua e podemos afirmar que o cenário para plataformas digitais de recebimento de doações é extremamente favorável.

O Estudo é muito rico e vale a pena ser analisado com carinho. Deixamos abaixo, no final deste blog, o link para download.

Sobre o IDIS

O IDIS é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Seu foco é a criação e participação em ações sociais estratégicas e transformadoras da realidade para a redução das desigualdades sociais no país. O IDIS representa a Charities Aid Foundation (CAF) no Brasil e é parceira da Global Alliance (Aliança Global) da CAF.

Este Blog foi escrito com base no Brasil Ginving 2020.

Para acessar o site do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social e fazer o download gratuito do Brasil Giving Report 2020, clique aqui: