Estudo apresenta primeiros dados sobre o impacto da Covid-19 nas Organizações da Sociedade Civil brasileiras

Como a pandemia do novo coronavírus está afetando as organizações

Com coordenação da Mobiliza e Reos Partners, foi lançado nesta semana o “Estudo Impacto da Covid-19 Nas OSCs Brasileirs: da resposta imediata a resiliência”. O material, ainda preliminar, traz um panorama importante sobre esse assunto tão delicado e promete divulgar em breve um cenário mais aprofundado.

A pesquisa compila dados de 1.760 respostas válidas distribuídas entre todas as regiões brasileiras de maneira similar aos principais estudos do campo no Brasil. As respostas foram coletadas por questionário eletrônico entre os dias 18 a 31 de maio de 2020. A margem de erro dos dados é de 2% e o intervalo de confiança é de 95%.

O estudo procura responder qual é o impacto da Covid-19 nas OSCs do país, como o Terceiro Setor deve repensar suas ações neste momento e como deve se preparar para o pós-crise.

Destacamos aqui neste blog alguns números importantes da pesquisa. Deixamos ao final deste texto o link para cadastro e download do estudo completo.

Alguns números

De acordo com a pesquisa, 73% das OSCs relatam que foram impactadas pela pandemia. 36% declaram que foram muito enfraquecidas e 37% parcialmente enfraquecidas. 87% das OSCs tiveram todas (36%) ou parte (51%) de suas atividades interrompidas ou suspensas.

O impacto negativo mais relatado refere-se à captação de recursos, onde 73% das OSCs declararam diminuição. Em contrapartida, identificou-se como principal impacto positivo a aceleração do uso de ferramentas digitais para o trabalho (53%).

Grande parte (87%) das OSCs está oferecendo atendimento às populações afetadas pela COVID-19, sendo que a maior concentração (50%) está em ações de distribuição de alimentos e produtos de higiene para públicos já atendidos.

Impactos na Captação de recursos

Das OSCs que participaram da análise, 65% preveem reduções na captação de recursos. Das OSCs que recebem doações de pessoas físicas, 46% projeta que as doações desse público devem diminuir.

O cenário de incertezas se repete na expectativa de financiamento do público formado por pessoas jurídicas. 46% das OSC esperam queda em arrecadações de recursos oriundas de empresas, fundações e institutos.

No entanto, o otimismo é grande quanto às expectativas futuras. Das OSCs , 42% acreditam que a cultura de doação no Brasil irá crescer, mas com foco em assistência social e saúde, e 27% acreditam que vai aumentar de forma geral.

Para download do relatório completo, acesse: https://mailchi.mp/mobilizaconsultoria/covid19

Fonte: Estudo Impacto da Covid -19 nas OSCs Brasileiras: da resposta imediata à resiliência

Coordenação: Mobiliza e Reos Partners

Comitê Estratégico: ABCR, GIFE, Ponte A Ponte, Arredonda, Move, Filantropia, Prosa, Nossa Causa e Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social Parceiro Técnico da Pesquisa: Move